Este blog foi criado com o intuito de divulgar as atividades repasadas pelo núcleo de tecnologia municipal de Tonantins visando aprimora meus conhecimentos e repassar para meus colegas professores.
As Tecnologias são uma constante na vida do homem desde os mais remotos tempos quando deixou de ser coletor de frutos na floresta até os dias de hoje, onde o local de sua "coleta" são gôndolas de supermercados. Seus instrumentos antes lanças entalhadas em pedras, hoje modernos computadores de última geração demonstram que a Tecnologia se adequou as necessidades do homem. Embora, no momento estamos vivendo o inverso, são agora os homens que se adequam a tecnologia.
Equipe Responsável: Maués: Alessandra Freitas. Leonilson Tavares. Nova Olinda: Ednelza Sousa. Socorro Lemos. Tonantins: Mauro
Cursista Multiplicadores do Curso Introdução à Educação Digital.
A história da tecnologia é a história das ferramentas e das técnicas úteis para fazer coisas práticas. Relaciona-se intimamente com a história da ciência, que inclui a maneira como os seres humanos adquiriram o conhecimento básico necessário para construir coisas úteis. Os esforços científicos, especialmente nos tempos modernos, dependeram em regra de tecnologias específicas que permitiram aos seres humanos sondar a natureza do universo, de forma mais precisa do que a permitida pelos nossos sentidos. Os artefatos tecnológicos são produtos de uma economia, são uma força para o crescimento econômico e constituem uma parte importante da nossa vida cotidiana.
Tecnologias primitivas: Embora não existam registros escritos relativos ao tempo pré-histórico, podemos ter uma ideia a respeito de como o mundo, e seus mecanismos, foram compreendidos ou interpretados pelo homem pré-histórico, através de evidências diretas e indiretas. A evidência direta inclui as pinturas rupestres encontradas na Espanha e na França, e outras obras de arte como, por exemplo, a Vénus de Willendorf. As outras evidências diretas são constituídas por ossos (como os que foram objeto de trepanação), múmias e ferramentas antigas. Apesar da relativa falta da evidência direta sobre o conhecimento possuído pelo homem pré-histórico, as tecnologias pré-históricas sobreviventes também permitem conjecturar sobre a compreensão do mundo nessa era. A sobrevivência era a prioridade, embora não haja nenhum registro escrito da inovação tecnológica de alguns povos ou culturas, existem provas dos seus empreendimentos na exploração: os povos malaios, por exemplo, espalharam-se pelo arquipélago da Malásia, atravessaram o Oceano Índico até Madagascar e também atravessaram o Oceano Pacífico, o que exigiu o conhecimento das correntes oceânicas, dos ventos, do velejamento, do movimento das estrelas, da navegação celeste, e dos mapas estelares. Os mapas estelares não eram feitos de papel, mas sim com cordas, varas e conchas. Os seus barcos eram de classe oceânica, há milhares dos anos, bem antes da tecnologia marítima do Ocidente ser capaz dos descobrimentos marítimos. Antes deles, provavelmente pela caça e pela coleta, os aborígenes australianos e os índios americanos contornaram os continentes para povoar suas partes do mundo - uma viagem de dezenas de milhares de quilômetros, e que pode ter levado milhares dos anos. Antes deles, provavelmente pela caça e pela coleta, os aborígenes australianos e os índios americanos contornaram os continentes para povoar suas partes do mundo - uma viagem de dezenas de milhares de quilômetros, e que pode ter levado milhares dos anos. Para que possamos melhor entender as transformações tecnológicas ao longo dos anos, vamos relatar algumas tecnologias primitivas.
Antigo Egito: Os egípcios inventaram e usaram muitas máquinas simples, como a rampa e a alavanca, para auxiliar os seus processos da construção. O suporte de escrita egípcio, feito do papiro, e a cerâmica, foram produzidos e exportados para toda a bacia do Mediterrâneo. A roda, contudo, só chegou quando invasores estrangeiros introduziram a quadriga. Europa tribal: Por volta de 1.000 a.C.-500 a.C., as tribos germânicas tiveram uma civilização da idade do bronze, enquanto os Celtas estiveram na idade do ferro na época da cultura de Hallstatt. Posteriormente, as suas culturas entraram em colisão com as práticas militares e agrícolas dos Romanos, há dois mil anos. Mas o tempo e os recursos necessários para conduzir a ciência tiveram que decorrer gradualmente.
A roda foi inventada em 4000 a.C., e tornou-se uma das tecnologias mais famosas e úteis do mundo. Roda no Museu Nacional de Teerão, no Irão.) Fogo, usado desde o paleolítico, possivelmente pelo homo erectus há 800.000 anos. Ferramentas de pedra, criadas possivelmente há 100.000 anos. Arco, funda, ca. 9.º milénio a.C.
São consideradas TICs, entre outras: os computadores pessoais (PCs, personal computers) as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams a gravação doméstica de CDs e DVDs os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados a telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares) a TV por assinatura TV a cabo TV por antena parabólica o correio eletrônico (e-mail) as listas de discussão (mailing lists) a internet a world wide web (principal interface gráfica da internet) os websites e home pages os quadros de discussão (message boards) o streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet) o podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet) a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wiki as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons a captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners) a fotografia digital o vídeo digital o cinema digital (da captação à exibição) o som digital a TV digital e o rádio digital as tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless) Wi-Fi Bluetooth RFID EPVC
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs Tecnologias são uma constante na vida do homem desde os mais remotos tempos quando deixou de ser coletor de frutos na floresta até os dias de hoje, onde o local de sua "coleta" são gôndolas de supermercados. Seus instrumentos antes lanças entalhadas em pedras, hoje modernos computadores de última geração demonstram que a Tecnologia se adequou as necessidades do homem.
ResponderExcluirEmbora, no momento estamos vivendo o inverso, são agora os homens que se adequam a tecnologia.
Equipe Responsável:
Maués: Alessandra Freitas.
Leonilson Tavares.
Nova Olinda: Ednelza Sousa.
Socorro Lemos.
Tonantins: Mauro
Cursista Multiplicadores do Curso Introdução à Educação Digital.
Referência Imagens:
http://www.google.com.br/search?tbnid=StdKTV8ZLZFzEM:&tbnh=0&tbnw=0&hl=pt-BR&biw=1116&bih=445&tbm=isch&sa=X&ei=DqnATc7gOYjjiAK0q62YAw&ved=0CDEQBSgA&q=homem+comprando+supermercado&spell=1
http://www.google.com.br/search?tbnid=StdKTV8ZLZFzEM%3A&tbnh=0&tbnw=0&hl=pt-BR&biw=1116&bih=445&site=search&tbm=isch&sa=1&q=homem+pr%C3%A9+hist%C3%B3rico+coletor&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=
A história da tecnologia é a história das ferramentas e das técnicas úteis para fazer coisas práticas. Relaciona-se intimamente com a história da ciência, que inclui a maneira como os seres humanos adquiriram o conhecimento básico necessário para construir coisas úteis. Os esforços científicos, especialmente nos tempos modernos, dependeram em regra de tecnologias específicas que permitiram aos seres humanos sondar a natureza do universo, de forma mais precisa do que a permitida pelos nossos sentidos. Os artefatos tecnológicos são produtos de uma economia, são uma força para o crescimento econômico e constituem uma parte importante da nossa vida cotidiana.
ResponderExcluirTecnologias primitivas: Embora não existam registros escritos relativos ao tempo pré-histórico, podemos ter uma ideia a respeito de como o mundo, e seus mecanismos, foram compreendidos ou interpretados pelo homem pré-histórico, através de evidências diretas e indiretas. A evidência direta inclui as pinturas rupestres encontradas na Espanha e na França, e outras obras de arte como, por exemplo, a Vénus de Willendorf. As outras evidências diretas são constituídas por ossos (como os que foram objeto de trepanação), múmias e ferramentas antigas. Apesar da relativa falta da evidência direta sobre o conhecimento possuído pelo homem pré-histórico, as tecnologias pré-históricas sobreviventes também permitem conjecturar sobre a compreensão do mundo nessa era.
A sobrevivência era a prioridade, embora não haja nenhum registro escrito da inovação tecnológica de alguns povos ou culturas, existem provas dos seus empreendimentos na exploração: os povos malaios, por exemplo, espalharam-se pelo arquipélago da Malásia, atravessaram o Oceano Índico até Madagascar e também atravessaram o Oceano Pacífico, o que exigiu o conhecimento das correntes oceânicas, dos ventos, do velejamento, do movimento das estrelas, da navegação celeste, e dos mapas estelares. Os mapas estelares não eram feitos de papel, mas sim com cordas, varas e conchas. Os seus barcos eram de classe oceânica, há milhares dos anos, bem antes da tecnologia marítima do Ocidente ser capaz dos descobrimentos marítimos.
Antes deles, provavelmente pela caça e pela coleta, os aborígenes australianos e os índios americanos contornaram os continentes para povoar suas partes do mundo - uma viagem de dezenas de milhares de quilômetros, e que pode ter levado milhares dos anos.
Antes deles, provavelmente pela caça e pela coleta, os aborígenes australianos e os índios americanos contornaram os continentes para povoar suas partes do mundo - uma viagem de dezenas de milhares de quilômetros, e que pode ter levado milhares dos anos. Para que possamos melhor entender as transformações tecnológicas ao longo dos anos, vamos relatar algumas tecnologias primitivas.
Antigo Egito: Os egípcios inventaram e usaram muitas máquinas simples, como a rampa e a alavanca, para auxiliar os seus processos da construção. O suporte de escrita egípcio, feito do papiro, e a cerâmica, foram produzidos e exportados para toda a bacia do Mediterrâneo. A roda, contudo, só chegou quando invasores estrangeiros introduziram a quadriga.
Europa tribal: Por volta de 1.000 a.C.-500 a.C., as tribos germânicas tiveram uma civilização da idade do bronze, enquanto os Celtas estiveram na idade do ferro na época da cultura de Hallstatt. Posteriormente, as suas culturas entraram em colisão com as práticas militares e agrícolas dos Romanos, há dois mil anos. Mas o tempo e os recursos necessários para conduzir a ciência tiveram que decorrer gradualmente.
A roda foi inventada em 4000 a.C., e tornou-se uma das tecnologias mais famosas e úteis do mundo. Roda no Museu Nacional de Teerão, no Irão.)
Fogo, usado desde o paleolítico, possivelmente pelo homo erectus há 800.000 anos.
Ferramentas de pedra, criadas possivelmente há 100.000 anos.
Arco, funda, ca. 9.º milénio a.C.
São consideradas TICs, entre outras:
ResponderExcluir os computadores pessoais (PCs, personal computers)
as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams
a gravação doméstica de CDs e DVDs
os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados
a telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares)
a TV por assinatura
TV a cabo
TV por antena parabólica
o correio eletrônico (e-mail)
as listas de discussão (mailing lists)
a internet
a world wide web (principal interface gráfica da internet)
os websites e home pages
os quadros de discussão (message boards)
o streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet)
o podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet)
a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wiki
as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons
a captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners)
a fotografia digital
o vídeo digital
o cinema digital (da captação à exibição)
o som digital
a TV digital e o rádio digital
as tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)
Wi-Fi
Bluetooth
RFID
EPVC